Arquidiocese de Niterói
Comissão Regional de Pastoral Familiar
Leste 1 CNBB
Caríssimos Irmãos e Irmãs
Graça e Paz!
Graça e Paz!
A Arquidiocese de Niterói e a Comissão Regional de Pastoral Familiar Leste 1 - CNBB convidam os Senhores Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as), Seminaristas, Coordenadores (Arqui)Diocesanos e da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney da Pastoral Familiar, agentes de Pastoral Familiar, Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos, Associações, Institutos, que se dedicam à defesa, promoção humana e social da vida e da família, para participarem do 1º Encontro sobre Acolhida e Adoção com o tema “Acolher em nome de Jesus” e o lema “Quem acolhe em meu nome uma destas crianças, a mim acolhe” (Marcos 9,37), no Centro Cultural São Judas Tadeu, em Niterói, no dia 12 de novembro de 2011, das 08:30h às 17h.
“Acolher em nome de Jesus”, descobrindo o sentido próprio e suas coerentes condições, torna-se o empenho de todos os cristãos atentos e sensíveis ao drama vivido por milhões de crianças abandonadas. A adoção de crianças abandonadas é a prática idônea e uma das formas mais eloqüentes da caridade cristã.
O objetivo geral é apresentar pela ótica da espiritualidade do acolhimento, os vários temas (sociais, psicológicos e jurídicos) que giram em torno do abandono de crianças no Brasil.
O processo histórico que levou a Igreja a sempre se ocupar destes pequenos até hoje vem preocupando os meios eclesiásticos, como já evidenciado no Magistério eclesial e no Documento de Aparecida.
O objetivo específico é demonstrar aos participantes que, "acolher em nome de Jesus” torna-se o empenho de todos os cristãos, principalmente das famílias católicas da prática do acolhimento em forma de adoção.
O resultado esperado é que fundamentado pelo estudo e pela oração, firmar um compromisso da Igreja com o infância abandonada, promovendo perspectivas pastorais para o seu acolhimento nas famílias católicas.
Para a realização do 1º Encontro Regional sobre Acolhida e Adoção, a Arquidiocese de Niterói e a Comissão Regional de Pastoral Familiar leste 1 contam com o apoio da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção e da Associação Civil Quintal da Casa de Ana.
Seguem, anexos, o cartaz, a ficha de inscrição com as orientações do evento e a programação do Encontro.
Esclarecimento - O trabalho da Pastoral Familiar sobre Acolhimento e Adoção nos 17 Regionais da CNBB está sendo realizado com a colaboração da Ai.Bi. – Amici dei Bambini (em português Associação Amigos das Crianças) que é uma Organização Não-Governamental Humanitária Internacional, com sede na Itália, e opera em mais de 30 países.
A Ai.Bi. é o braço operacional do Movimento de Famílias Católicas da Itália “La Pietra Scartata”. Essas famílias católicas, tendo acolhido uma criança abandonada através da adoção, decidiram compartilhar uma missão: assegurar o acolhimento de crianças órfãs ou abandonadas onde quer que elas estejam.
A missão deles é fazer de modo que cada criança abandonada possa viver e crescer em uma família para se sentir verdadeiramente filho: recebendo e dando gratuitamente amor.
A Ai.Bi. está presente no Brasil desde 1983 e a partir de 2008 vem colaborando com a CNBB e a Comissão Nacional de Pastoral Familiar (CNPF) participando de suas atividades e eventos e proporcionando momentos de estudo e subsídios e de formação sobre a problemática do abandono e do adoção.
Com conhecimento:
Dom Rafael Llano Cifuentes
Dom Antonio Augusto Dias Duarte
Dom Fernando Arêas Rifan
Padre Ademar Ermilindo Pimenta
Sagrada Família de Nazaré,
Salvai as Nossas Famílias!
Em Cristo Jesus,
Aloisio e Ilza Bohrer
P/ Comissão Regional de Pastoral Familiar Leste 1 – CNBB
(21) 4126-3491 / (21) 8272-1259
Nenhum comentário:
Postar um comentário